Michael Buholzer / World Economic Forum

O segundo homem mais rico do mundo defendeu que pessoas como ele deviam pagar muitos mais impostos do que pagam nos Estados Unidos.

Há muito que Bill Gates defende a subida dos impostos para os mais ricos. Agora, o co-fundador da Microsoft voltou a abordar esta questão através de um post no seu blogue em jeito de retrospetiva de 2019.

“Sou defensor de um sistema fiscal no qual, se alguém tem mais dinheiro, paga uma maior percentagem em impostos”, afirmou, acrescentando que “os ricos devem pagar mais do que pagam atualmente, e isso inclui a Melinda [a esposa] e eu próprio”.

“Os legisladores norte-americanos deviam acabar com a brechas [que permitem escapar a tributação], subir o imposto predial [sobre o património imobiliário] e colocar as mais-valias obtidas com rendimento de capital ao mesmo nível das taxas sobre o rendimento do trabalho”, escreveu Gates, citado pelo semanário Expresso

.

“A minha fortuna é a evidência mais clara de que o sistema que temos não é justo”, escreveu ainda. Segundo a Forbes, Gates tem uma fortuna estimada em 108,8 mil milhões de dólares, cerca de 97,5 mil milhões de euros.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]