A Quinta da Bacalhôa, entidade do empresário Joe Berardo, comprou um edifício histórico com 30 mil metros quadrados em Azeitão, avaliado em vários milhões de euros, que poderá dar origem a um espaço cultural denominado Bacalhôa Berardo Collection.

Segundo avança o Jornal Económico esta sexta-feira, o imóvel foi comprado em 2018 pela holding da família Berardo para os vinhos e o enoturismo. O valor da compra em causa não foi possível apurar, mas tudo indica de que tenha sido na ordem dos milhões de euros.

Trata-se de um espaço com uma área que equivale à de três campos de futebol e que antes pertencia à Transportadora Setubalense – Belos, do Grupo Barraqueiro (de Humberto Pedrosa, acionista da TAP).

Questionada pelo Jornal Económico, fonte próxima do processo confirmou a operação, mas não adiantou pormenores. “Confirma-se a aquisição do espaço, mas não está nada definido quanto ao seu futuro”, disse.

Porém, especula-se que este imóvel possa servir não só para criar um novo espaço cultural denominado BBC, como para fins ligados ao negócio dos vinhos – já que fica situado nas proximidades do Palácio e Quinta da Bacalhôa. Outra possibilidade será vir a albergar a coleção Berardo, se o acordo com o Estado para a sua manutenção no Centro Cultural de Belém não for renovado em 2022

.

As 862 obras de arte valem pelo menos 316 milhões de euros, de acordo com uma avaliação da leiloeira Christie’s, e estão na mira da CGD, BCP e Novo Banco, que as querem penhorar para recuperar créditos concedidos à Metalgest (holding de Berardo na Madeira) e à Fundação Berardo, no valor de 962 milhões de euros.

O processo, contudo, poderá ter dificuldades em avançar, uma vez que o empresário tem o património blindado através dos acordos com o Estado e da distinção entre a associação, a fundação e os seus bens pessoais.

A audição de Joe Berardo no Parlamento, no mês passado, para responder sobre a dívida de mais de 900 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos, pôs o país a falar do empresário madeirense. “Não tenho nada, não devo nada“, assegurou.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]