Após semanas com números de números muito elevados, no que diz respeito a infeções e mortes por covid-19, o governo belga já tomou decisões para o Natal e permitiu o ajuntamento de quatro pessoas para celebrar, mas só para quem tem um espaço exterior com acesso direto à rua. Só um convidado pode usar a casa de banho.

Em declarações ao The Brussels Times, a Ministra do Interior belga, Annelies Verlinden, confirmou que o Natal deverá ser passado da forma mais restrita possível.

O governo belga revela que é permitido convidar pessoas para festejar no jardim, desde que o grupo não ultrapasse as quatro pessoas, e que as regras de distanciamento e higiene sejam respeitadas. Além disso, é necessário que a casa tenha acesso direto ao jardim.

A Ministra disse ainda que ao receber alguns convidados para celebrar o Natal no jardim, apenas um deles tem permissão para usar a casa de banho. Essa pessoa que poderá usar a casa de banho, explica Verlinden, deverá ser escolhida pelos proprietários da casa. Também não deverá ainda haver troca de comida.

Questionado sobre as novas medias, e os constrangimentos que estas podem causar, o porta-voz da Ministra do interior, explicou que no caso dos restantes convidados terem a necessidade de se dirigir à casa de banho, devem regressar à sua casa para poder fazê-lo.

“Há a possibilidade de entrar em casa e parar para falar, comer ou beber alguma coisa. Assim que entrar em casa, o risco de contágio é muito maior porque a circulação de ar não é a mesmo que lá fora”, disse o porta-voz da ministra, justificando assim as duras medidas que se avizinham na quadra festiva.

O virologista e porta-voz da covid-19, Steven Van Gucht, explicou que com estas medidas acaba por se impedir as pessoas de entrar nas casas dos outros para dois dedos de conversas, o que causaria “um risco muito maior de se infetar, porque a circulação de ar dentro das casas não é a mesma que no exterior”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]