A DC Comics continua a travar uma luta com o Valência FC, na qual disputa o seu icónico morcego. A editora norte-americana, proprietária dos direitos do Batman, apresentou uma nova queixa contra o clube de futebol espanhol, apontado as semelhanças do seu logótipo com o do mítico super-herói.
Na nova queixa, a DC dirige-se por escrito ao Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), manifestando-se contra o logótipo projetado pelo clube da cidade espanhola de Valência na comemoração do seu 100.º aniversário, que se assinalou nesta segunda-feira, 18 de março.
A resposta do Valência FC não tardou. De acordo com o clube espanhol, a organização usa o pequeno morcego como ícone antes do super-herói da DC nascer e, por isso, a organização desportiva garante que não removerá o morcego do seu escudo.
“Não vamos deixar de usar o morcego porque a DC Comics o diz. Não há nenhuma marca comercial que tenha exclusividade mundial em morcegos”, disse um porta voz da SAD do clube em declarações ao jornal El Confidencial. “Quando este clube jogava com um morcego ao peito, os Estados Unidos estavam a perseguir bisontes”, atirou.
Já em 2004, a DC Comics tinha apresentado com uma queixa semelhante contra o clube. Na época, a editora norte-americana alegava que o logótipo do clube tinha uma forte semelhança com o logótipo que é ostentado pelo Batman, impedindo que o clube espanhol adquirisse os direitos exclusivos sobre a imagem.
A luta subiu agora de tom com a imagem do centenário do clube espanhol. Tendo em conta que o clube espanhol nasceu em 1919 e o super-herói apareceu pela primeira vez numa revista da DC em 1939 – vinte anos depois – a editora pode precisar valer-se de advogados com super-poderes para vencer esta luta.
[sc name=”assina” by=”SA, ZAP” ]
Com um pouco de sorte (ou azar)... a DC ainda poderia era ter de mudar o Logo do Batman por este ser semelhante ao do clube... porque, lá está, afinal quem estaria protegido por antiguidade seria mesmo o clube e não a DC...