Instituto Arqueológico em Belgrado

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral.

Os especialistas estavam a trabalhar na antiga cidade de Viminacium, que era uma grande cidade e acampamento militar da província romana da Moésia e a capital da Moésia Superior.

Esta é uma descoberta muito especial, como escreve o portal Ancient-Origins, uma vez que apenas 100 bases militares foram encontradas nas antigas províncias do Império Romano. “Quase todas estão enterradas debaixo de cidades modernas”, disse o coautor Miomir Korac, salientado que isto torna difícil estudá-las.

Citado pela Reuters, Korac disse que “um número muito pequeno de principiums é explorado completamente”. Por isso, “podemos dizer que este é único porque não foi perturbado”.

O complexo tinha 40 quartos com paredes aquecidas, uma tesouraria, uma santuário, um local para desfiles e uma fonte. Durante as escavações, os investigadores apenas revelaram um quarto do sítio arqueológico, que se acredita ter cerca de 3.500 metros quadrados

.

Num dos quartos, os arqueólogos encontraram 120 moedas, que representam uma pequena fortuna para aqueles tempos. Não há explicação para o facto de o tesouro ter ficado para trás, embora o autor principal do estudo, Nemanja Mrdjic, acredita que as moedas “devem ter sido perdidas durante uma emergência”.

“A distribuição das moedas de um canto até a porta, (…) sugere que elas caíram enquanto alguém estava a fugir”, explica o líder da investigação.

As escavações em Viminacium decorrem desde 1882 e os achados já incluem um navio romano, azulejos dourados, esculturas de jade, mosaicos e frescos, juntamente com 14.000 túmulos e restos mortais de três mamutes.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]