Um novo estudo sugere que a barba existe para absorver o golpe de levar um murro na cara. Os testes feitos em laboratório revelaram que uma barba grande oferece mais proteção à cara.
No passado, Charles Darwin teorizou que a juba de um leão ajuda a proteger a garganta de ataques de machos rivais. Numa curiosa nova investigação, uma equipa de cientistas sugere agora que a barba dos humanos existe para absorver o golpe de levar um soco na cara, abafando o impacto do punho.
Outros estudos já tinham sugerido que várias coisas, desde o formato dos nossos punhos aos contornos da nossa cara, podem ter sido idealizadas para lutas. Como tal, os autores deste novo estudo decidiram investigar se os pelos faciais podem transmitir algum tipo de benefício real ao combate.
Os cientistas recriaram um queixo humano, que cobriram com pele de ovelha, para servir de alvo. Amostras peludas conseguiram absorver mais 37% de energia
do que aquelas sem pelos. Apenas em 45% dos testes, os modelos com pelos foram quebrados, enquanto que os que não tinham pelos rachavam quase todas as vezes, escreve o IFLScience.O pelo, para além de fazer com que o impacto seja absorvido mais lentamente, ajuda a que a força do golpe seja distribuída por uma área de superfície maior, sugere o novo estudo publicado em abril na revista científica Integrative Organismal Biology.
“O pelo é realmente capaz de reduzir significativamente a força do impacto de um golpe contundente e absorver energia”, escrevem os autores. No entanto, os cientistas realçam que o os resultados do seu estudo “não fornecem evidências de que as barbas oferecem proteção contra knockouts“.
Isto porque um estudo anterior demonstrou que lutadores barbudos de Artes Marciais Mistas (MMA) não eram estatisticamente melhores do que adversários de barba feita.
“Em vez disso, presume-se que os nossos resultados sejam mais relevantes para lacerações da pele e fraturas de ossos da cara”, explicam ainda os especialistas.
Todavia, os autores alertam que as barbas também devem ter alguma desvantagem evolutiva, caso contrário as mulheres também as teriam.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Que teorias...bizarras...