Rhona Wise / EPA

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos Estados Unidos.

A banana madura, colada à parede com fita adesiva, fazia parte da peça Comediante da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan e tinha sido vendida, dias antes, por 120 mil dólares, cerca de 108.511 euros.

A peça de fruta estava em exposição desde sexta-feira na Art Basel, uma enorme feira de arte contemporânea que passa todos os anos por Miami. Este sábado, a banana foi comida pelo artista nova-iorquino David Datuna.

O momento foi registado pelo próprio artista e publicado no Instagram. “É uma performance. Chama-se Artista com fome“, diz Datuna num dos vídeos, enquanto mastiga a banana perante um grupo de visitantes. “Adoro o Maurizio Cattelan e gostei muito da instalação. Muito deliciosa.”

Vários visitantes da feira assistiram ao momento com alguma admiração. Segundo o Público, uma representante da galeria perguntou a Datuna: “are you kidding?”, ao que o artista respondeu rapidamente que se tratava de uma performance artística.

A responsável pediu para a seguir e, enquanto cumpria a ordem, o artista acenou aos visitantes e despediu-se dizendo “vejo-vos depois da prisão“.

De acordo com o TMZ, depois de ter ingerido a peça de fruta, David Datuna foi levado para uma sala onde foi interrogado pela polícia

. O site adianta ainda que os responsáveis da galeria não ficaram contentes com a situação, mas, até ao momento, não foi apresentada qualquer queixa.

Lucien Terras, encarregado das relações com museus da Galerie Perrotin explicou que o ato não diminui o valor da obra. “Ele não destruiu a obra de arte. A banana é a ideia”, disse em declarações ao jornal Miami Herald. A banana em exposição é regularmente substituída.

Além disso, a obra vem acompanhada de um certificado de autenticidade e é isso que os colecionadores compram. Ainda assim, a feira enviou, entretanto, um comunicado a dizer que a peça deixava de estar em exposição por razões de segurança, devido ao tumulto à sua volta.

Comedian é o primeiro trabalho de Maurizio Cattelan a figurar numa feira em mais de 15 anos. Nascido em Pádua, em 1960, o artista vive e trabalha em Nova Iorque, tendo alcançado notoriedade com A Nona Hora, uma estátua de cera do Papa João Paulo II atingido por um meteorito, exibida em 1999, na Kunsthalle Basel.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]