thomashawk / Flickr

secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon

O secretário-geral da Nações Unidas condenou esta quarta-feira o teste nuclear feito pela Coreia do Norte e exigiu que o país “cesse todas as atividades nucleares”.

O secretário-geral da ONU reagiu publicamente à situação ainda antes do início da reunião de emergência convocada esta manhã pelo Conselho de Segurança.

“Condeno-o inequivocamente. Exijo que a RPDC [República Popular Democrática da Coreia] cesse todas as atividades nucleares”, afirmou Ban Ki-moon, em declarações aos jornalistas.

Esta reunião surge na sequência do anúncio feito pela Coreia do Norte esta quarta-feira, no qual se congratula de ter realizado com sucesso um ensaio nuclear.

Para o secretário-geral, este teste é “muito preocupante”, “profundamente desestabilizador para a segurança regional” e “gravemente nocivo para os esforços internacionais de não proliferação [nuclear]”.

O anúncio causou alarme um pouco por todo o mundo, tendo países como a China, Estados Unidos, a vizinha Coreia do Sul e o Japão criticado fortemente esta atitude.

Ban Ki-moon sublinhou ainda que este ensaio nuclear constitui uma “nova violação flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança”.

Este será o quarto teste nuclear da Coreia do Norte, depois de situações semelhantes se terem verificado em 2006, 2009 e 2013, e que levaram à imposição de uma série de sanções da ONU ao país.

ZAP / ABr