rishibando / Flickr

A corrente de posts no Facebook com a hashtag #desafioaceite, que usa uma selfie a preto e branco e apela à luta contra o cancro, é uma fraude informática.

Os utilizadores do Facebook têm partilhado nos últimos dias fotografias a preto e branco com a hashtag #desafioaceite, em nome da luta contra o cancro.

Mas segundo o jornal espanhol ABC, esta corrente aparentemente inofensiva e que se tornou viral, é na realidade um embuste.

“O objetivo desta petição de reenvio é captar direções de IP, e criar bases de dados, para realizar posteriormente campanhas de spam ou simplesmente difundir o máximo de informação falsa possível”, alerta a Associação de Internautas de Espanha.

A corrente usa uma mensagem automática que aparece sempre que alguém faz “gosto” numa destas fotografias.

“Olá. Ao dar um gosto na minha fotografia aceitaste o repto. Terás de partilhar uma fotografia tua a preto e branco. Vamos encher o Facebook de fotografias contra o cancro”, diz a mensagem enviada aos utilizadores que “aceitam o desafio”.

Contactada pelo DN, a Polícia Judiciária aconselha os utilizadores a não participar nesta corrente virtual, que tem como verdadeiro intuito realizar um ataque de phishing aos dados dos utilizadores.

Segundo a PJ, a campanha “pode ser uma forma de angariação de e-mails e de introdução de vírus nos endereços eletrónicos para depois pescar dados”.

Muitos destes desafios que têm surgido no Facebook “são falsos e só têm intenções criminosas“, realça a Polícia Judiciária.

Para os piratas informáticos, já nada é sagrado – nem sequer a solidariedade com uma causa social.

ZAP