Um avião militar da Rússia sobrevoou o espaço aéreo de Portugal continental e do arquipélago dos Açores para fotografar áreas estratégicas.
Descolando de Lisboa em direção ao arquipélago dos Açores, a aeronave militar russa, Tupolev 154, “executou fotografia sobre as ilhas”, confirmou o Estado-Maior-General das Forças Armadas à Rádio Renascença. Os voos foram realizados no âmbito do tratado de controlo de armamento “Open Skies”, do qual Portugal é um dos países signatários.
Está previsto que os países incluídos no tratado assinado pelos membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa possam realizar voos de reconhecimento sobre os territórios de outros membros para recolher informações militares.
O objetivo do tratado é “melhorar a abertura e transparência e facilitar a verificação de controlo de armamentos” e “contribuir para o desenvolvimento e o reforço da paz”.
“Como se pode constatar pelo espírito do Tratado, não são ações de vigilância mas missões de verificação e observação aérea, onde a postura dos militares da Federação Russa é extremamente profissional e não hostil”, explicou o gabinete do Estado-Maior-General das Forças Armadas à RR.
Foram feitos dois voos durante a estadia da comitiva russa, que chegou à capital portuguesa na segunda-feira e parte de volta para a Rússia esta sexta-feira. Este é o número de voos que Portugal pode receber por ano. Por outro lado, pode fazer voos deste tipo noutro país uma vez por ano.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Portugal já fez esses reconhecimentos a que países?