Um avião da empresa britânica EasyJet esteve a 1,3 segundos de ter um acidente no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em setembro do ano passado, revela um relatório da Agência Britânica de Investigação de Acidentes Aéreos.

De acordo com o documento, que foi revelado este domingo pelas autoridades de aviação britânicas, um avião  Airbus A320 da EasyJet com 167 pessoas a bordo e de partida para Manchester, no Reino Unido, esteve muito perto de uma colisão.

Quando o avião descolou, conta a Sky News, tinha apenas 10 metros de pista disponíveis, tendo ficado a apenas 1,3 segundos de um embate. Em causa estiveram erros de cálculos dos pilotos.

Quando se preparavam para levantar voo, os pilotos repararam em algo estranho na descolagem: luzes brancas e vermelhas posicionadas nos últimos 900 metros da pista.

Ao calcularem o espaço que teriam disponível para a descolagem, os pilotos tinham utilizado o comprimento total da pista

(1.495 metros) quando, na verdade, tinham apenas 110 metros para a manobra, por causa das interseções que existiam na via.

Ambos os pilotos foram interrompidos várias vezes durante a preparação do pré-voo, o que terá contribuído para a falha, conta a emissora britânica.

O eventual acidente, que acabou por ser evitado, “resultaria em danos significativos para a aeronave e para os seus ocupantes”, pode ler-se no relatório. Felizmente, a aeronave conseguiu realizar a manobra no escasso espaço disponível, e levantar voo.

O avião seguiu por isso rumo ao Reino Unido sem quaisquer incidentes a lamentar.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]