Festa do Avante! / Flickr
Depois de a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter imposto que a lotação máxima seja limitada a 16.563 pessoas no recinto da Quinta da Atalaia, no Seixal, o PCP continua a vender entradas para a Festa do Avante!.
O jornal Público avança esta quarta-feira que o PCP não esclarece quantos bilhetes já vendeu, mas revela que continua a vender entradas para o evento.
Em declarações ao mesmo jornal, o PCP admite que o número de vendas seja superior ao número de visitantes, uma vez que parte das entradas permanentes (EP) que estão a ser vendidas desde o último ano correspondem a “gestos de apoio”, formas de apoio financeiro para a realização do evento – e não necessariamente à compra de entradas para o festival.
“A Entrada Permanente – título de solidariedade está à venda e disponível para aquisição nas organizações”, esclareceu o PCP, explicando que “a sua compra prossegue, num quadro em que uma parte não correspondendo a deslocações à Festa, mas sim a gestos de apoio, possibilita que sejam ainda alguns milhares as entradas que podem ser adquiridas, atendível a capacidade fixada”.
Ainda assim, o PCP garantiu que a lotação imposta pela DGS será respeitada.
Juventude Socialista do Seixal ataca PCP por “insistência irresponsável”
De acordo com o Diário de Notícias, a Juventude Social (JS) do Seixal emitiu uma “carta aberta” para “expressar o profundo desagrado” pelo facto de o PCP ter mantido a realização da Festa do Avante!, naquilo que considera ser uma “insistência irresponsável”.
A JS expressou “preocupação” com a presença no concelho do Seixal de dezenas de milhares de pessoas de todo o país em tempos de pandemia de covid-19, argumentando que o PCP revela “uma total desconsideração e irresponsabilidade
“.A JS questionou se as medidas impostas pela DGS serão suficientes para impedir o risco de disseminação do vírus.
A associação recordou ainda que os partidos comunistas de Espanha e França “tiveram a lucidez necessária” de cancelar os respetivos festivais.
Foram confirmados 945 casos de covid-19 no Seixal, tornando-o o “segundo do distrito de Setúbal com mais casos detetados”. A JS terminou o comunicado apelando ao PCP que “recue” na realização do Avante “em nome da saúde de todos”.
O parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) foi conhecido esta segunda-feira. O documento, de 12 páginas, contém as regras a ser cumpridas na festa comunista, entre elas a lotação total de 16.563 pessoas, máscaras, lugares sentados e proibição de bebidas alcoólicas a partir das 20h.
No mesmo dia, o PCP divulgou o plano de contingência para a Festa do Avante!. A 44.ª edição da festa decorre entre 4, 5 e 6 de setembro.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Nada de novo, muita gente compra a EP e vai apenas um dia ou dois, outros nem aparecem na festa.
A questão é; como vão controlar o número de entradas dia após dia??