TRANSDEV
Das 18 autarquias investigadas na Operação Rota Final, 15 delas celebraram contratos com a Transdev. A empresa de transportes recebeu 22 milhões de euros pela prestação de serviços relacionados maioritariamente com passes e transportes escolares.
A Operação Rota Final promoveu várias buscas em 18 autarquias do Norte e do Centro do país. Em causa está uma operação da Polícia Judiciária sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.
Agora, segundo avança o jornal Público, 15 das 18 autarquias investigadas tinham contratos com a Transdev, a empresa de transportes que foi uma das visadas das buscas de quarta-feira. Os valores dos contratos atingiam os 22 milhões de euros e baseavam-se principalmente na prestação de serviços relacionados com passes e transportes escolares.
A Câmara Municipal de Barcelos é responsável por uma grande fatia desse dinheiro. Miguel Costa Gomes, um dos principais arguidos da Operação Teia, celebrou 22 contratos com a Transdev desde a sua tomada de posse em 2009. Todos os contratos foram por ajuste direto e, no total, rondaram os 14 milhões de euros.
Além disso, a autarquia barcelense celebrou 12 contratos com a Minho Bus e 11 com a Rodoviária D’Entre o Douro e Minho, duas das 11 empresas detidas pelo grupo Transdev.
Álvaro Amaro, ex-presidente da Câmara da Guarda e agora eurodeputado eleito nas listas do PSD, foi constituído arguido após as buscar de quarta-feira. Na altura em que estava no poder, Amaro foi responsável por grande parte dos 24 contratos que a Câmara Municipal da Guarda assinou com o grupo Transdev, no valor de 966 mil euros e por ajuste direto.
Durante o seu mandato na autarquia, foram celebrados contratos com a Empresas de Transporte António Cunha, a Rodoviária da Beira Interior e a Transdev Interior no valor de 774 mil euros.
De acordo com os dados do Portal Base, Lamego é a segunda autarquia com um maior valor negociado com a Transdev. Foram celebrados seis contratos durante a presidência de Ângelo Moura no valor de 2,74 milhões de euros.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Todas autarquias do PSD?