SXC
A Segurança Social começa a enviar uma carta já nesta terça-feira dirigida a cerca de dois milhões de pensionistas que terão direito a um aumento extraordinário já a partir de agosto.
O aumento extraordinário anunciado pelo Governo abrange todos os pensionistas que recebam um valor total de pensões inferior a 631,98 euros, ou seja, cerca de três em cada quatro pensionistas.
Os valores variam: aos pensionistas que tiveram a pensão revista entre 2011 e 2015, será feito um aumento de seis euros. Para todos os outros, o aumento será na ordem dos dez euros.
A subida entra em vigor já este mês, a 10 de agosto para quem recebe através da Segurança Social, ou a 18, para os que recebem pela Caixa Geral de Aposentações.
Nas cartas enviadas, o Ministério da Segurança Social pede aos pensionistas que recebem mais do que uma pensão para indicar de que forma querem ser pagos
– o ideal seria utilizar apenas um modo de pagamento, mas, segundo a TSF, os pensionistas podem continuar a receber por mais do que uma forma, desde que assim indiquem ao Centro Nacional de Pensões.Quem não responder à carta, receberá o rendimento por transferência bancária. Quem não quiser receber desta forma, deve indicar se opta por vale de correio, transferência bancária ou em contas diferentes, num prazo de 60 dias, respondendo à carta ou pela linha telefónica da Segurança Social (300 502 502).
O Governo estima que esta medida terá um impacto orçamental de 83 milhões de euros ainda em 2017 e de 194 milhões em 2018.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Eu não quero aumento algum. Eu só quero a reposição do que me foi retirado há mais de 5 anos. Prometeram repor e nunca mais o fizeram! Não há que tirar nem pôr. Uns tiram porque temos de pagar o que os outros roubam. Vem outros a prometer repor, e é só promessas, porque não vejo nada. Todos uns ladrões e mentirosos. É o que temos.