(dr) Detlev van Ravenswaay
Um “objecto próximo da Terra” descoberto há apenas 3 dias passa esta quinta-feira entre a Terra e a Lua.
O asteróide 2017 YZ4, descoberto pelo observatório Mt. Lemmon Survey no dia de Natal, passa esta quinta-feira entre o nosso planeta e a Lua – uma distância que, à escala astronómica, é um fio de cabelo, realça o portal The Watchers.
Este é o primeiro asteróide conhecido a aproximar-se da Terra a uma distância lunar desde o dia 21 de Novembro, e o 52º visitante que a Terra recebe este ano.
O objecto celeste, que foi descoberto há apenas três dias e cujo diâmetro varia entre os 6,9 e os 15 metros, e move-se a uma velocidade de 9,5 km/h. Às 14.56h desta quinta-feira, encontrar-se-á a uma distância de apenas 224.396 quilómetros da Terra – quase dois terços da distância que nos separa da Lua, 384.400 quilómetros.
O asteróide, que recebeu o nome de 2017 YZ4, e é considerado Near Earth Object, ou “objecto próximo da Terra”.
A visita destes NEO não é incomum. De acordo com os dados disponíveis a 24 de dezembro, os astrónomos conhecem 17.495 objectos do tipo NEO, que se movem à volta da Terra. Destes, 17.389 são asteróides. Desde o início deste ano, foram descobertos 1.985 objetos próximos à Terra.
Mas podemos todos estar descansados, o nosso visitante natalício não nos trás nem o fim do mundo, nem reis magos com prendinhas.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]
Meus caros amigos ZAP: Os senhores hoje estão inspirados! Último parágrafo: trás=traseira; traz=trazer. Ora, pelo contexto percebe-se facilmente que é ao segundo e não ao primeiro conceito que pretendiam referir-se. Ora corrijam lá mais esta s.f.f.