Todos os anos, no mês de setembro, dois poderosos feixes de luz iluminam o céu de Manhattan, em Nova Iorque, em tributo às Torres Gémeas do World Trade Center e àqueles que morreram no atentado do 11 de setembro de 2001.
Os que visitam o local enquanto o tributo está iluminado estão familiarizados com a abundância de pássaros que voam em redor dos raios de luz. As aves são naturalmente atraídas, assim como morcegos e insetos.
Infelizmente para os pássaros, o aniversário dos ataques do 11 de setembro coincidem com muitos dos seus trajetos migratórios pela cidade de Nova Iorque. Um estudo de 2017, publicado na revista especializada PNAS, concluiu que em sete noites de aniversário entre 2008 e 2016, as migrações de até 1,1 milhões de aves foram afetadas.
Verificou-se, segundo o All That’s Interesting, que o efeito desorientador na navegação dos pássaros foi a causa para as suas lesões e exaustão. Muitos até voaram, atravessando o feixe de luz, impactando diretamente em edifícios envidraçados nos arredores do tributo.
Todas as noites em que as luzes estão ligadas, uma equipa de cientistas e profissionais usam radares, binóculos e a simples observação para contar quantos pássaros ficam presos na luz. Os morcegos, falcões noturnos e falcões peregrinos também aparecem.
Quando o número de aves chega aos mil, as luzes são apagadas durante 20 minutos para suficiente tempo e escuridão aos pássaros para continuarem as suas migrações naturais. “O meu trabalho é desligar as luzes e eu preferia que não houve luzes de todo, porque a luz artificial interfere com as capacidades de navegação
naturais dos pássaros”, disse Susan Elbin, ornitóloga e diretora de conservação e ciência no New York City Audubon.Segundo a NYC Audubon, até 230 mil aves colidem com os edifícios nova-iorquinos todos os anos. No início desta semana, o Conselho da Cidade de Nova Iorque reuniu-se para discutir um projeto de lei que exigiria que edifícios novos ou reformados usassem vidro amigo dos pássaros. Chicago está a considerar uma lei semelhante.
O trabalho da comunidade científica no memorial do 11 de setembro chega num momento de consciencialização sofre os efeitos das estruturas feitas pelo Homem e a poluição luminosa na ecologia mundial.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Tambem os geradores eólicos de electricidade em Portugal, e sou obrigado a paga-los compulsivamente na factura da electricidade.
Um artigo da ZAP sobre isso?