O antigo líder do PSD/Lisboa, Mauro Xavier, apoiante de Miguel Pinto Luz, diz não conhecer o projeto de Luís Montenegro para o país e o que conhece “cheira a troika”.
Os apoiantes de Miguel Pinto Luz e de Luís Montenegro estão de armas prontas para atacar Rui Rio, mas antes disso há uma primeira volta. Segundo o Observador, já há apoiantes do autarca de Cascais a atirar pedras àquele que foi líder parlamentar durante o Governo de Pedro Passos Coelho.
Se, por um lado, um afirma que Montenegro não tem projeto para o país e que, o que tem, “cheira a troika”; o outro diz que, mesmo numa segunda volta sem Pinto Luz, não votaria em Montenegro.
Mauro Xavier, antigo líder da concelhia de Lisboa, escreveu esta quarta-feira no Facebook que se revê na candidatura de Miguel Pinto Luz, afirmando (sem surpresa) discordar da forma como Rui Rio “faz oposição e gere o PSD”.
No entanto, Xavier conseguiu ser ainda mais duro com Montenegro, adiantando que, apesar de concordar com a necessidade de “unir o partido”, discorda da “estratégia de coligações pré-eleitorais”. “Até ao momento não lhe conheço um projeto para Portugal ou o que conheço cheira a troika.”
Na terça-feira, José Eduardo Martins, antigo secretário de Estado do Ambiente, rasgou a estratégia de Luís Montenegro. Em entrevista à TSF
, criticou o legado de Passos Coelho que Montenegro quer proteger. “O insucesso eleitoral do PSD, vamos ser justos, não começa com Rui Rio.”Além disso, criticou ainda as movimentações de janeiro deste ano. “[Foi] uma tentativa de golpe tão fraquinho, tão fraquinho, que morreu numa semana, e só lhe deu mais força [a Rui Rio] para fazer o último ano de mandato com toda a liberdade.”
Quando questionado sobre se apoiaria Luís Montenegro caso Pinto Luz não passasse à segunda volta, José Eduardo Martins deixou claro que não dará o seu voto ao antigo líder parlamentar. “Na eventualidade de Miguel Pinto Luz ficar em terceiro, abstenho-me de fazer muito mais escolhas.”
Também José Matos Rosa, antigo secretário-geral do PSD no tempo de Passos Coelho, visou Rui Rio e Luís Montenegro numa só declaração. Num artigo publicado no Público, Matos Rosa defendeu que “o futuro exige novos protagonistas e Miguel Pinto Luz traz essa renovação”.
“O PSD deve posicionar-se já neste cenário, de olhos postos no futuro”, e, desta forma, aposta tudo em Pinto Luz.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Claro que Montenegro trás o bedum da troika tendo sido o Goebbels de Passos C. No entanto tanto me faz que se esfolem vivos, uma vez que cada mais se afundam nestas lutas clássicas pelo poleiro. Quem ganha é o abstencionismo e os votos nulos! Viva o espectáculo.