A Pepsi lançou, na quarta-feira, um anúncio com a modelo Kendall Jenner. Menos de 24 horas depois do lançamento do vídeo, a marca escolheu retirá-lo como reação aos protestos que causou.
“A Pepsi estava a tentar projetar uma mensagem global de união, paz e compreensão. Claramente, falhámos o objetivo e pedimos desculpa. Não foi nossa intenção menosprezar nenhum assunto sério. Estamos a remover o conteúdo e vamos cessar qualquer publicação adicional. Lamentamos igualmente termos colocado Kendall Jenner nesta posição”, destacou a marca no Twitter.
No vídeo de dois minutos, Jenner surge a posar para uma sessão fotográfica, enquanto na rua se junta uma multidão em protesto pacífico. No momento seguinte, a modelo arranca a peruca loira, limpa a maquilhagem e agarra uma lata de Pepsi, que depois oferece a um dos polícias responsáveis por controlar os manifestantes.
O final do spot publicitário criou uma manifestação nas redes sociais pior do que aquela que tentou representar no filme. Alguns utilizadores criticaram o vídeo por retirar a importância a movimentos sociais importantes e reduzi-los a uma marcha para tirar fotografias.
Outros viram o momento em que Jenner entrega a lata de Pepsi a um polícia
como uma apropriação da imagem icónica de Ieshia Evans, a ativista do movimento Black Lives Matter, quando foi presa durante um protesto em Baton Rouge.Os críticos apontam a estratégia de “apagar” o racismo e a brutalidade policial com uma lata de refrigerante e de recorrer a problemas de impacto mundial para publicidade.
A difusão do anúncio foi acompanhada de críticas de personalidades como Bernice King, filha de Martin Luther King que, na rede social Twitter, ironiza, “se o meu pai soubesse do poder da Pepsi”.
Na página do Facebook da PepsiCo, foram vários os utilizadores que afirmaram que irão trocar o seu refrigerante pela concorrente Coca-Cola e houve ainda quem ameaçasse fazer um boicote total à empresa.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://espalhafactos.com/2017/04/06/anuncio-da-pepsi-cancelado-criticas/” source=”Espalha-Factos”]
Mas esta gente está doida? Então fazer um filme onde não impera racismo, há convívio, pessoas a exercer o direito à manifestação, tolerância e multiculturalidade é algo de mau? Então preferem um anúncio com apartheid, polícias a dar porrada em pretos e já agora a rapariga do véu a rebentar-se no meio da multidão? Incrível como algumas pessoas, em nome dos ideais que defendem, atacam uma publicidade destas. Pior, alguns alegados defensores da liberdade (de minorias, etnias, etc), que julgaria terem uma perspectiva mais alargada, conseguirem ver algo negativo nisto. Que mentes mais deturpadas e de facto intolerantes.
Pepsi, apesar de preferir Coca-Cola, estou contigo nisto. Belo anúncio.