Manuel de Almeida / Lusa
O ex-dirigente socialista António Galamba
O ex-deputado do PS António Galamba, uma das vozes mais críticas da direcção de António Costa, volta a atacar e acusa o primeiro-ministro de impor um clima de “medo” no partido.
“Há algum medo no PS em se dizer o que se pensa”, diz, em entrevista ao jornal i , o amigo do ex-líder do PS, António José Seguro.
António Galamba considera que não há mais socialistas como ele a criticarem António Costa por “medo de retaliações”. “Têm medo de várias coisas. De perder aquilo que têm ou de não virem a ter aquilo que esperam em função do exercício do poder”, constata.
O ex-deputado ainda acusa Costa de “directa ou indirectamente”, ter promovido, ao longo dos últimos anos, “muitas movimentações mais ou menos secretas de forma a debilitar a afirmação do PS”. E revela que há um desencanto generalizado, entre os militantes, com a estratégia levada a cabo pelo líder do partido.
“Entre o último congresso nacional, a última eleição directa do secretário-geral do partido e esta última eleição, houve 8.700 militantes do PS que deixaram de estar em condições de poder votar porque não têm as quotas em dia“, refere António Galamba, considerando que “isto é sintomático de que há aqui alguma coisa que não está a funcionar”.
Sobre o futuro, o ex-deputado frisa que Costa deverá demitir-se se o PS perder as autárquicas e será uma derrota não conseguir “uma nova maioria absoluta nos Açores” e não manter as “150 câmaras” que PS lidera actualmente.
António Galamba ainda comenta a polémica dos cortes nos contratos de associação com os colégios privados, sublinhando que não são “de gente séria”. “O que o Estado diz é ‘estou-me a borrifar para os amigos que tens na turma’, ‘estou-me a borrifar para o ambiente em que te sentes bem’”, considera o presidente da direcção da Associação de Solidariedade e de Educação de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha.
“Se o Estado quer poupar então vamos ver tudo! Mas tudo mesmo, incluindo quantos sindicalistas que são suportados pelo Estado. E quantos escritórios de advogados continuam a gravitar, apesar do discurso de contenção, à volta deste Governo? Se vamos cortar, corte-se bem”, conclui António Galamba.
ZAP
As razões que levam as pessoas a meterem-se na vida partidária, tem tão pouco de ideológico e tem tão pouco a ver com as boas práticas de governação... Que mesmo dentro do mesmo partido se comem uns aos outros.
Esta ala "direitista" de esquerda caviar do PS do Seguro e do Francisco Assis, que chegam a dizer a barbaridade de que o Passos Coelho neo-liberal é melhor que o Costa... Devia era admitir que o problema deles é que o PS tal como o PSD é um partido tão grande que há diferentes grupos de interesses dentro dele. Como tal, os que lá estão agora só ajudam os amigos e estes não fazem parte dos amigos.
No PSD é a mesma coisa e é por isso, entre outras coisas, que o Passos nunca gramou o Marcelo. Mal ou bem, o que o Costa está a fazer é 40 mil vezes melhor do que o que o Passos estava a fazer. O Costa defende o Erário público, para que quando alguém vota, vote nalguém que manda alguma coisa. O outro queria era privatizar o país, para depois o Governo ser um fantoche dos privados e a política não ser mais que uma plataforma de recrutamento de talentos para o privado. O povo vota e mete-os no poder mas depois só os que se portassem bem a favor dos privados é que tinham tacho garantido.
Assim tipo Eduardo Catroga, estão a ver?... Depois quando o Costa (que dito por alguns é muito mau para o país) vem impor à EDP regras de proteger os mais necessitados, o Catroga vei tentar influenciar o Costa a trair a população mais necessitada. O Costa mandou-o cagar, e bem!..
Eu sinceramente não sei como ainda há pessoas que dizem que este Governo faz mal ao país. Os indicadores actuais reflectem ainda os resultados da Administração PSD/CDS. A Europa quer castigar este Governo pelos erros do anterior (já que ainda não há indicadores sólidos dos resultados do governo actual que só está em função há 6 meses). E algum povo imbecil, fala mal só porque os ensinaram a falar de política como de Futebol: Podem não perceber nada... Ou até perceber que os gajos do outro clube estão a trabalhar melhor... Mas dizem mal só porque sim. Porque são da equipa contrária. Quase que preferem que sito corra mal ao país, só para os poderem correr de lá... É mesmo triste. "O que importa é estarem lá os do meu clube!.." - Que os políticos vivam a política como Futebol, eu até percebo!.. É o tacho deles! Agora os eleitores irem atrás disso tipo papagaios?... Temos mesmo uma gente burra.
Metam lá o Passos outra vez!.. Isto estava a ir tão bem, não estava? Os números estavam sempre a melhorar, não era?.. Enquanto o Passos lá esteve, os impostos baixaram, o emprego subiu, os direitos dos deficientes e dos idosos foram protegidos, o défice foi respeitado, os ministros não cairam, o país não andou a ser vendido a privados, foi tudo bom!.. Os preços da energia não aumentaram, a diferença entre ricos e pobres não aumentou... Nada! Um espectáculo.
Mas o Português gosta!.. Quanto mais me bates mais gosto de ti!.. E a culpa de estarmos com ordenados baixos não é da Comissão Europeia e da Troika... Nada! É do Costa, querem ver? Ele até nem anda a bater o pé à exigências de escravizar mais o povo, nem nada! Ele até nem subiu o ordenado mínimo nem mudou escalões de IRS pra mais justos... Nada! Ele é mau porque não baixa as cuecas à Troika como fazia o Passos. O Passos até já deve ter tacho garantido nos grupos económicos que a Troika protege, tal como a Maria Luis Albuquerque teve logo. A Troika é que nos anda a esmifrar, mas o Costa é mau porque lhes bate o pé. "Ai o Costa vai arranjar com isto que a Troika depois se vinga e nós é que pagamos..." - Porra! Então se assim é, não era contra a Troika que devíamos estar?
Ou vão me vir com a conversa do "pedimos emprestado, temos que pagar"?.. Sim, claro que temos de pagar! Nós não somos caloteiros como a Alemanha, que foi condenada a pagar à Grécia e outros países pela destruição causada na Segunda Guerra Mundial, e depois foi-lhes perdoada a maioria da dívida. Nós não somos desses e queremos pagar!.. Mas não é em detrimento do crescimento económico! Não é obrigando o povo a comer merda! Pagamos na proporção do crescimento e com o que pudermos sem comprometer o crescimento! Agora querem fazer dos países da perifieria da UE os Vietnames da Europa??? Com mão de obra barata tipo escravatura?? Temos preços e custos de vida iguais aos outros e temos de ter ordenados 4 vezes mais baixos?.. É assim que querem que paguemos a dívida? Então a resposta é NÃO!.. Não é vamos viver abaixo do limiar da pobreza para pagar dívidas. Já que outros nem as pagam sequer!..
Isto não passa tudo de uma desculpa que grandes grupos económicos privados encontraram para escravizar as populações em favor da maximização dos seus lucros. Estes grupos depois servem-se da Troika para tentar impor legitimidade a essas medidas.
Pior: Esses grupos económicos, através da Troika (3 organismos que NÃO são eleitos pelo povo, tal como os privados que servem), não só obrigam as populações a trabalhar quase de graça pra eles, como pressionam os Governos a vender-lhes os sectores públicos mais estratégicos do país: Energias, Transportes e Recursos naturais. Deste modo o país fica nas mãos de privados e as pessoas a trabalhar pra eles em regime de pré-escravatura. O mais grave é que quando chegarmos a isso, a democracia terá sido erradicada mas sem se assumir que tal foi feito... Já que continuaremos a votar mas os governos de nada servirão já que o país estrá nas mãos dos privados. Os governos servirão para servir os privados e em recompensa terão lugares nas suas empresas, como já acontece.
Pessoas como Costa, são das poucas que ainda lutam contra estas agendas e este estado de coisas. Mas há por aí gente muita burra, que acha que ele é mau porque ele não baixa as cuecas à Troika que nos quer lixar e porque a Troika o quer castigar pelos erros do governo anterior (dificultando-lhe a alternativa que está a tentar implementar).
Mesntes brilhantes...