João Relvas / Lusa
António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos
O presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, apresentou a demissão do cargo, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.
A demissão de António Domingues surge após a alteração ao Orçamento do Estado, aprovada na sexta-feira pelo PSD, CDS e BE, que obriga à apresentação de declaração de rendimentos por parte dos administradores da Caixa Geral de Depósitos.
Segundo a TSF, o presidente do banco público argumenta que a aprovação na Assembleia da República da proposta que obriga os gestores a entregar as declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional coloca em causa a sua capacidade de gestão.
Fonte próxima do processo garantiu à TSF que “Domingues considera que o Bloco de Esquerda só votou a favor da lei porque o PS não fez nada”.
A Caixa Geral de Depósitos fica assim sem liderança depois de um período de semanas de polémica em torno do nome do antigo administrador do BPI,, por causa da declaração de rendimentos.
O ministério das Finanças confirmou a demissão, em comunicado enviado à Comunicação Social.
“O Governo foi informado pelo Presidente do Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos da renúncia apresentada pelo Presidente do Conselho de Administração, António Domingues – renúncia essa que o Governo lamenta”, diz o comunicado.
“A renúncia só produzirá efeitos no final do mês de dezembro”, detalha a nota do Ministério.
“Muito brevemente será designada, para apreciação por parte do Single Supervisory Mechanism, uma personalidade para o exercício de funções como Presidente do CA da CGD, que dê continuidade aos planos de negócios e de recapitalização já aprovados”, conclui o comunicado do Ministério.
ZAP / Lusa
Nem vou dormir esta noite. Que chatice.