Steven Governo / Lusa

Desminto, mas não confirmo. Eis como António Costa nega que o PS tenha a intenção de retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa às eleições presidenciais, mas adia também a confirmação do apoio ao ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Na sexta-feira surgiram notícias nos jornais Sol e i sobre a possibilidade de o PS retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa para apoiar Maria de Belém Roseira, caso esta se apresentasse como candidata às Presidenciais.

“Não se pode confiar em todas as notícias”, diz António Costa, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias. “Não disse nada”, acrescenta o líder do PS que continua a adiar a confirmação do apoio do PS a Sampaio da Nóvoa.

“No momento próprio o PS pronunciar-se-á sobre as eleições presidenciais”, diz António Costa, citado pelo mesmo jornal. “Esse momento não está definido, a nossa prioridade são as eleições legislativas“, acrescenta.

Uma posição que tem o apoio de outros históricos do partido, nomeadamente Manuel Alegre e Edite Estrela, mas que está a irritar outras figuras socialistas, como é o caso do ex-militante e fundador do PS Alfredo Barroso que diz que o PS “vai de disparate em disparate” na questão das Presidenciais.

Também citado pelo Diário de Notícias, Alfredo Barroso diz que não apoia Sampaio da Nóvoa, mas que “ainda menos apoiaria” Maria de Belém Roseira, justificando que a ex-presidente do PS não tem perfil político para o cargo de Presidente da República.

O facto de Sampaio da Nóvoa não reunir consenso entre os socialistas poderá ser uma das causas que está a adiar este eventual apoio declarado do PS ao candidato.

Mas isso também se poderá explicar pelo facto de o ex-reitor da Universidade de Lisboa não estar bem cotado nas sondagens que têm sido feitas – uma recente colocou os ainda não candidatos Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio muito à frente de Sampaio da Nóvoa e de Henrique Neto, outro candidato presidencial com ligações ao PS.

António Costa parece estar à espera de um candidato mais forte para tomar uma decisão final.

SV, ZAP