Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Após oito meses sucessivos a somar pontos, o PS e António Costa perdem popularidade numa sondagem realizada pelo Expresso. Mas Pedro Passos Coelho ainda cai mais.

No primeiro barómetro de 2017, realizado pela Eurosondagem para o Expresso e a SIC, António Costa cai 1,2%, depois de vários meses a somar pontos.

Um resultado que surge, curiosamente, na mesma altura em que o primeiro-ministro foi criticado por não ter marcado presença no funeral de Mário Soares, decidindo não interromper a visita de Estado à Índia.

Ainda assim, António Costa continua a ser o segundo líder mais popular, com 30,7 pontos, atrás de Marcelo Rebelo de Sousa que soma 56,9 pontos, tendo também descido ligeiramente nesta sondagem, relativamente a barómetros anteriores.

Um grande “trambolhão”, realça o Expresso, dá o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que tem 11,5 pontos depois de uma queda de 3,1 pontos.

De resto, todos os líderes partidários descem nesta sondagem, com Assunção Cristas a somar 10,2 pontos; Jerónimo de Sousa tem 9,4 pontos; e Catarina Martins soma 7,3 pontos.

Em termos partidários, o PS desce 0,7%, mantendo-se porém, à frente da concorrência com 37,3% de votos, enquanto o PSD conta 30%.

O Bloco de Esquerda soma 9,5%, a CDU tem 7,8% e o CDS conta 6,9%, todos com ligeiras subidas. O PAN surge com 1,6% dos votos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”” ]