José Coelho / Lusa

Clube dos Pensadores recebe Rui Rio

A certeza de que Rui Rio vai avançar com uma candidatura à liderança do PSD está a fomentar os anti-corpos que o ex-presidente da Câmara do Porto tem no seio do partido e a dar força a Pedro Santana Lopes.

Esse “sentimento anti-Rio, que apoia tudo o que não seja o ex-autarca do Porto”, conforme refere o Observador, está a dar ainda mais força a Pedro Santana Lopes para avançar com uma candidatura.

O actual provedor da Santa Casa da Misericórdia já terá decidido que vai mesmo concorrer à sucessão a Passos Coelho, segundo o Expresso. Só faltará decidir quando e onde o vai anunciar, refere o semanário.

Rui Rio vai apresentar a sua candidatura na quarta-feira, em Aveiro, e nos bastidores do PSD já há movimentações daqueles que não morrem de amores pelo ex-autarca portuense.

Um sinal disso mesmo é a data das eleições, que foram marcadas pelo Conselho Nacional para 13 de Janeiro, mesmo depois de Passos Coelho ter apontado Dezembro como a melhor data, para promover a sua saída mais cedo.

A escolha por 13 de Janeiro ganhou com 61 votos contra apenas 9 votos

a favor da data de 9 de Dezembro, conforme dados divulgados pelo Observador.

Os pró-Rio, em minoria no Conselho Nacional, não conseguiram, assim, vincar a data que mais favorecia o ex-autarca do Porto. Nos bastidores sociais-democratas, há a certeza de que uma data mais tardia “beneficia quem ainda não está no terreno”, refere o Observador.

Assim, Pedro Santana Lopes surge favorecido, uma vez que Rio já está a preparar terreno há vários meses.

Entretanto, a própria máquina partidária do PSD pode cerrar fileiras contra Rio, até por receio de que ele promova uma “eventual purga” interna, nomeadamente no Grupo Parlamentar social-democrata, conforme atesta o jornal Sol.

“O sentimento anti-Rio cresce cada vez mais dentro do PSD, inclusive em distritais como Santarém, Lisboa e sobretudo no Porto”, acrescenta o Observador, apontando que há quem esteja disposto a apoiar “quem quer que seja”, desde que não seja Rui Rio”.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]