How Hwee Young / EPA
A crise financeira de 2008 foi má, mas a que está para vir pode ser ainda pior, adverte o analista Jesse Colombo.
Numa entrevista ao The Independent, o analista económico Jesse Colombo, o mesmo que previu a crise financeira de 2008, alertou que um novo colapso está a caminho e, desta vez, pode ser muito pior.
“O ciclo já está bem avançado e o coronavírus é um golpe duplo. Ainda assim, já estávamos a ir em direção à recessão antes que alguém tivesse ouvido falar do coronavírus”, declarou o analista, que acredita que uma série de novas bolhas vão estourar nos mercados de todo o mundo.
“Por muito má que tivesse sido a crise de 2008, esta será muito pior, porque há muita mais dúvida: quase 100 biliões de dólares em novas dívidas”, justificou Colombo.
Os principais mercados financeiros entraram em colapso esta segunda-feira, após a queda de até 30% nos preços do petróleo, causada pela resposta da Arábia Saudita ao fracasso do pacto dos países da OPEP, assim como pelas preocupações levantadas pela disseminação do surto do coronavírus.
Mas para Jesse Colombo, estes dois fatores não serão os únicos culpados pela nova crise que se avizinha, uma vez que o problema subjacente é muito mais profundo. Em junho do ano passado, a previsão económica identificou bolhas em mais de 20 mercados, incluindo no mercado imobiliário europeu e no mercado de ações dos Estados Unidos.
O especialista explicou que estas bolhas alimentaram grande parte da recuperação global nos últimos 12 anos. Uma das maiores é uma bolha de crédito chinesa, amplamente impulsionada por gastos em infraestruturas. “É uma ilusão de uma recuperação alimentada pela inflação devido às bolhas económicas. Agora acho que está a começar a explodir.”
“Eu criei um termo para explicar este fenómeno, chamado Bubblecovery – uma recuperação económica impulsionada por bolhas”, argumentou o analista.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
É vírus é apenas o bode expiatório para expropriarem e nacionalisarem o que bem entenderem. Afinal o vírus saiu do laboratório amaricão.