Mais de metade dos americanos que responderam a uma sondagem mostraram-se contra o facto de as escolas ensinarem a numeração árabe.
Os algarismos árabes são aqueles que usamos no nosso dia-a-dia, do 0 ao 9. É o sistema padrão em todo o mundo e existe há milhares de anos. No entanto, numa recente sondagem levada a cabo pela empresa de estudos de mercado Civic Science, 56% das 3.624 pessoas inquiridas disseram que a numeração árabe não deveria ser ensinada às crianças.
Não foi explicado aos inquiridos qual era este sistema de numeração, já que, de acordo com a revista Visão, o objetivo era explorar o preconceito dos americanos com a palavra “árabe”. A situação agrava-se quando se tem em conta a orientação política: 72% dos republicanos mostrou-se contra, em comparação com “apenas” 40% de democratas.
Apenas 29% dos americanos inquiridos disse que a numeração árabe deveria ser ensinada, enquanto 15% confessou não ter opinião.
Em 2015, a Civic Science também já tinha feito uma sondagem do género, na qual questionava os inquiridos se concordavam com o bombardeamento de Agrabah. Dos republicanos, 30% mostraram-se a favor. O problema é que esta é a cidade ficcional do filme da Disney, “Aladino“.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Como as pessoas não recordam nada do que aprenderam dão estes resultados (o resultado deveria ser parecido em Portugal!)
Faz-me lembrar a petição do miúdo que recolheu milhares de assinaturas em pouco tempo: Pretendia que fosse proibida a utilização do óxido de di-hidrogénio dizendo (o que é verdade!) que estava em grandes quantidades nas células cancerígenas, provoca a morte se for inalado em grandes quantidades, afetava fortemente a eficiência dos travões, e mais algumas verdades deste tipo! (facilmente convenceu milhares de pessoas para assinarem a petição para proibir o uso da água!)
Basta ver quantas pessoas assistem aos programas de televisão com tarot, astrologia, curas por cristais, etc. (estão na mesma situação!)
Ou os nossos deputados que aprovaram há uns anos a comparticipação de tratamentos homeopáticos...