Mais de metade dos americanos que responderam a uma sondagem mostraram-se contra o facto de as escolas ensinarem a numeração árabe.

Os algarismos árabes são aqueles que usamos no nosso dia-a-dia, do 0 ao 9. É o sistema padrão em todo o mundo e existe há milhares de anos. No entanto, numa recente sondagem levada a cabo pela empresa de estudos de mercado Civic Science, 56% das 3.624 pessoas inquiridas disseram que a numeração árabe não deveria ser ensinada às crianças.

Não foi explicado aos inquiridos qual era este sistema de numeração, já que, de acordo com a revista Visão, o objetivo era explorar o preconceito dos americanos com a palavra “árabe”. A situação agrava-se quando se tem em conta a orientação política: 72% dos republicanos mostrou-se contra, em comparação com “apenas” 40% de democratas.

Apenas 29% dos americanos inquiridos disse que a numeração árabe deveria ser ensinada, enquanto 15% confessou não ter opinião.

Em 2015, a Civic Science também já tinha feito uma sondagem do género, na qual questionava os inquiridos se concordavam com o bombardeamento de Agrabah. Dos republicanos, 30% mostraram-se a favor. O problema é que esta é a cidade ficcional do filme da Disney, “Aladino“.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]