Já imaginou ter que mostrar tudo que procura na internet aos seus professores? A ministra da educação da Dinamarca, Merete Riisager, apresentou uma proposta de lei que pode obrigar os alunos do país a ter que revelar o histórico das suas buscas na internet aos seus professores.

A ideia da proposta da ministra da educação, Merete Riisager, segundo conta a televisão dinamarquesa DR, é tornar mais difícil que os estudantes possam copiar nos exames, ou que façam uso indevido da tecnologia durante as avaliações.

De acordo com a proposta de lei, os professores irão poder verificar não só o histórico de buscas dos alunos mas também as suas actividades nas redes sociais. Segundo o The Next Web, a proposta dá também aos educadores o direito de inspeccionar, “caso necessário”, outros conteúdos e ficheiros dos computadores dos estudantes.

O projecto de lei prevê que a verificação dos computadores dos alunos possa ser feita antes de os alunos realizarem exames ou apresentarem trabalhos. Se os estudantes se negarem a dar o acesso aos seus conteúdos, poderão sofrer punições graves, incluindo a expulsão da escola.

A proposta da ministra Riisager gerou já inúmeras reacções na sociedade dinamarquesa, onde personalidades de diferentes sectores se mostraram contrários à ideia. O director da Associação Dinamarquesa de Ensino Médio, Jens Philip Yasdani, resume o sentimento generalizado dizendo que “tal medida fere o direito dos alunos à sua privacidade”.

O que causa mais estranheza, num mundo que ainda resiste a trocar a privacidade pela segurança, a pretexto por exemplo da luta contra o terrorismo, é que alguém se lembre de sequestrar essa privacidade a propósito do mero… combate à cábula.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://www.oficinadanet.com.br/internet/20580-dinamarca-quer-que-alunos-revelem-historico-de-busca-a-professores” source=”Oficina da Net”]