Município de Mirandela / Facebook

A presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de alheiras na empresa Vifumeiro, propriedade da presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, e de familiares. A ex-deputada do PS terá omitido os seus interesses nesta empresa quando estava na Assembleia da República.

A operação da ASAE realizou-se no início da semana, como relata o Jornal de Notícias (JN), frisando que há suspeitas de que as alheiras fabricadas na Vifumeiro, localizada em Vinhais, são, vendidas com a marca da empresa Alheiras Amil, sediada em Mirandela.

Esta distância de cerca de 60 quilómetros é relevante porque Mirandela tem o estatuto de indicação geográfica protegida pela União Europeia (UE), enquanto Vinhais não o tem.

A presidente da Câmara de Mirandela é sócia das duas empresas, detendo 9% da Vifumeiro – Fumeiro e Carnes, LDA e 12,46% da Alheiras Amil.

A apreensão das alheiras é justificada com as suspeitas da prática de crimes de fraude sobre mercadoria e violação da indicação geográfica. O Ministério Público está a investigar o caso.

O JN avança, entretanto, que a autarca omitiu os seus interesses nestas duas empresas quando esteve no Parlamento como deputada do PS

. Durante os dois anos do seu mandato na Assembleia da República, Júlia Rodrigues não terá revelado essa informação, apesar de a isso estar obrigada.

Enquanto foi deputada, a autarca foi coordenadora dos socialistas na Comissão Parlamentar da Agricultura e deu o seu voto relativamente a apoios financeiros para os produtores de alheira. Também integrou o grupo de trabalho que elaborou a nova Lei da Transparência para os titulares de cargos políticos e públicos.

Júlia Rodrigues foi gerente da Vifumeiro até 2007.

A autarca garante ao JN que a sua “intervenção na empresa é zero” desde que foi eleita deputada. “Efectivamente, a empresa é familiar, mas tenho uma quota insignificante da herança do meu pai, que faleceu em 2009″, acrescenta.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]