wehardy / Flickr

Um sismo de magnitude 7.9 foi registado a 281 quilómetros a sudeste de Kodiak, no Alasca, tendo sido emitido um alerta de tsunami, anunciou a agência norte-americana que regista a atividade sísmica.

Segundo o site da USGS, o sismo teve uma profundidade de 10 quilómetros.

Na sequência deste alerta, todos aqueles que vivem junto à costa devem deslocar-se para locais altos ou para o interior, aconselharam as autoridades. O centro de alerta tsunami divulgou um mapa que ilustra as zonas potencialmente afetadas.

O sismo, cuja magnitude foi revista de 8,2 para 7,9 na escala de Richter, segundo o The New York Times, ocorreu a 10 quilómetros de profundidade no Golfo do Alasca, informou a agência norte-americana que regista a atividade sísmica (USGS).

O abalo aconteceu às 01h31 (09h31 em Lisboa). Até ao momento não há ainda relatos de danos materiais ou humanos

.

Baseado nos relatórios preliminares do sismo, “é possível que surjam ondas de tsunami perigosas”. A Reuters diz também que a agência meteorológica do Japão está a acompanhar a situação mas não emitiu qualquer altera.

De acordo com o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos, o alerta abrangeu áreas como a Califórnia e as costas da Colúmbia Britânica e do Alasca, com a recomendação para todos os residentes procurarem refúgio ou zonas altas para se abrigarem. “Há um extraordinário risco de vidas e propriedades”, adianta a BBC.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]