Ricky Leong / Flickr

Uma companhia ferroviária alemã decidiu introduzir as primeiras carruagens apenas para mulheres em alguns comboios da linha entre Leipzig e Chemnitz.

A Mitteldeutsche Regiobahn, uma operadora de comboios na Alemanha, anunciou que vai passar a ter uma carruagem exclusiva para mulheres, escreve o jornal britânico The Telegraph.

As novas carruagens tem como objetivo aumentar a segurança das passageiras que viajem sozinhas ou com crianças e vão estar disponíveis em alguns comboios da linha entre Leipzig e Chemnitz.

Além de viajantes do sexo feminino, a empresa também vai permitir a entrada de rapazes com menos de dez anos de idade.

As carruagens vão situar-se exatamente depois da carruagem do condutor do veículo, um local que, segundo o porta-voz da companhia, foi “uma escolha deliberada”.

Esta medida surge depois de, em dezembro do ano passado, a noite de Passagem de Ano

na Alemanha ter ficado marcada pelos ataques sexuais a várias mulheres que se encontravam nas ruas de Colónia.

Na altura, várias pessoas apontaram o dedo ao sem número de refugiados que chegava ao país, pressionando a chanceler Angela Merkel a rever a sua política de acolhimento.

Na semana passada, as autoridades alemãs anunciaram a primeira acusação deste caso, um cidadão argelino de 26 anos que terá rodeado e atacado uma mulher juntamente com outros dez homens.

Estas carruagens já são muito comuns em países asiáticos, como por exemplo o Japão, mas também em estados como o Brasil e o México.

ZAP