Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água.

Nenhum habitante de Coal Grove quis acreditar quando, ao abrirem a torneira, viram água cor-de-rosa a escorrer pelo ralo abaixo. O caso é relativo ao dia 3 de junho e aconteceu da noite para o dia, surpreendendo todos os cidadãos.

De acordo com os relatórios oficiais das autoridades competentes, o problema teve a ver com uma avaria na bomba da estação local de tratamento de água. O defeito na bomba fez com que permanganato de sódio fosse libertado na água em quantidades excessivas. Este composto químico é normalmente usado para controlar o cheiro e o sabor da água da torneira.

Além disso, também é usado para tornar a água mais límpida e apelativa. No entanto, o exagero no composto foi tanto que acabou fez com que a água parecesse algo saído de um filme de ficção científica.

Segundo a IFL Science, a água é normalmente tratada com uma dose entre 1 a 3 miligramas de permanganato de sódio por litro. Feitas as contas, ao fim de um dia, cerca de três quilogramas do composto são adicionadas à agua. Esta avaria levou a que esse valor fosse 14 vezes superior ao normal.

Apesar do seu aspeto, as autoridades garantiram que o consumo da água, desde que em quantidades reduzidas, não traz problemas de saúde. O susto acabou por passar e a água voltou à sua cor normal após resolvido o problema.

Esta não é a primeira vez que acontece um caso semelhante. Em março de 2017, uma cidade canadiana também viu a sua água da torneira ficar cor-de-rosa. Poucas semanas depois, o mesmo aconteceu a um lago salgado na Austrália, com a água a ficar num tom de rosa.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]