Um dos protagonistas do vídeo gravado em Coimbra, em que uma vítima no chão é pontapeada na cabeça, já foi condenado 10 vezes pelos tribunais mas nunca apanhou pena de prisão efetiva.

Segundo o Jornal de NotíciasJosé Manuel Maia Rubia Trigueiro, de 31 anos, um dos homens filmados a agredir brutalmente um jovem em Coimbra foi condenado em dez processos-crime, mas nunca cumpriu qualquer pena de prisão efetiva.

O homem terá já sido condenado a quatro penas de prisão suspensas, três de multa e três de prisão substituídas por trabalho comunitário.

Recorde-se que as agressões que vieram a público ocorreram a 1 de novembro e, até agora, tanto José Manuel Maia Trigueiro como o irmão mais novo, Emanuel, que também participou nos atos violentos, continuam em parte incerta.

Segundo o registo criminal do homem conhecido como “Zézé”, foram dados como provados três crimes de detenção de arma proibida, um de extorsão, seis de ofensa à integridade física qualificada, dois de condução de veículo em estado de embriaguez e um de desobediência à autoridade.

Zezé é descrito como “oriundo de uma família de etnia cigana com situação económica desafogada e acima da média”. O arguido foi condenado em penas suspensas quando tinha outras suspensões pendentes, que não cumpriu as condições para a suspensão da pena, como o pagamento de verbas a instituições, e que beneficiou da substituição de três penas de prisão por trabalho comunitário até maio de 2017, não tendo cumprido nenhuma destas medidas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]