Miguel A. Lopes / Lusa
O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado
Encontros com políticos, como Sócrates e Passos Coelho, e 40 reuniões com Manuel Pinho, entre códigos secretos que envolvem António Mexia, o presidente da EDP. São alguns dos dados que as agendas de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, revelam aos investigadores do Ministério Público.
As agendas apreendidas a Ricardo Salgado, com dados desde 2008 a 2013, estão a ser revistas a pente fino pelos responsáveis do processo Operação Marquês. E, de acordo com a revista Visão, já permitiram aferir que o ex-banqueiro se encontrou com empresários e políticos, como os ex-primeiros-ministros José Sócrates e Pedro Passos Coelho, os ex-ministros Mário Lino (Obras Públicas) e Teixeira dos Santos (Finanças) e o ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente.
Também há nota de encontros com Manuel Pinho, o ex-ministro da Economia que é suspeito de ter favorecido a EDP, durante o Governo de Sócrates. Ao todo, a Visão fala em 40 reuniões entre Salgado e Pinho desde 2008 a 2013.
Também há um suposto código misterioso anotado numa das folhas de uma das agendas, na data de 1 de Março de 2010, e que inclui “750xxx/671277xx António Mexia EDP (Pinho)”. Esta referência faz o MP suspeitar que Salgado, Pinho e Mexia teriam interesses em comum.
Anotados por Salgado estão ainda cinco encontros com Sócrates – a 22 de Janeiro, 18 de Junho e 10 de Outubro de 2008, a 21 de Julho de 2009 e a 12 de Outubro de 2010. Nessa altura, Sócrates ainda era primeiro-ministro.
Em declarações à Visão, o antigo governante assume os encontros com Salgado, mas garante que “todas estas audiências” ocorreram a pedido do ex-banqueiro e que eram “visitas institucionais em que se falava do desempenho do Banco, dos seus resultados, das suas expectativas e que, invariavelmente, terminavam numa troca de impressões sobre a economia portuguesa”.
O MP continua a investigar e suspeita que Salgado terá rasgado algumas das páginas das agendas e apagado dados.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]