Numa altura em que as relações entre o Irão e os Estados Unidos estão envolvidas em grande tensão, a Casa Branca está a preparar um plano para, através das Nações Unidas, tentar impor o embargo total ao país.
O plano prevê que a Casa Branca prove às Nações Unidas (ONU) que, em termos legais, nunca chegou a deixar o acordo nuclear assinado com o Irão em 2005 e que, por isso, tem o direito de propor àquela organização um pedido de embargo à economia iraniana e de novas sanções sobre todos os que mantiverem negócios com Teerão.
De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, citado pelo Jornal Económico, o secretário de Estado Mike Pompeo está a preparar as bases de um argumento legal segundo as quais os Estados Unidos continuam a ser um estado participante no acordo nuclear.
Donald Trump retirou unilateralmente o país do perímetro do acordo em maio de 2018. porém, nenhum documento foi alguma vez assinado, tanto pelas duas partes como pelos outros países envolvidos no acordo – Alemanha, Reino Unido, França, Rússia e China.
Assim, apesar de os críticos apontarem as numerosas vezes em que membros do governo norte-americano terem declararam publicamente que os Estados Unidos haviam encerrado o acordo, não há documento que sirva para provar que isso aconteceu.
Este plano surge numa altura em que a Rússia e a China manifestaram interesse em reiniciar as vendas de armas convencionais ao Irão. Se os Estados Unidos conseguirem “reintroduzir-se” no acordo, podem restaurar as sanções da ONU contra o Irão que estavam em vigor antes da sua assinatura.
Por outro lado, se os Estados Unidos falharem, acabarão sempre por conseguir provar que o acordo está caduco, forçando o Irão a regressar às negociações.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Estes eua e principalmente os seus governantes são uns criminosos e terroristas da pior especie. A china e a russia devem acelerar as vendas de armas e outros materiais ao Irão, e devem principalmente chumbar toda e qualquer argumentação da naçao mais criminosa e terrorista do planeta, aliás a propria ONU (para que serve???) e até o TPI deviam agir em conformidade e emitir mandados de detenção contra os rfesponsaveis americanos, ou melhor, deviam imprimir cartazes coms as caras das betas americanas, e oferecer uma recompensa bem chooruda pela cabeça dos criminosos, e de preferencia mortos.