Grace Hill Media
Diogo Morgado na série ‘The Bible’ do Canal História
A imagem que temos de Jesus Cristo pode afinal ser tudo menos fiel à figura verdadeira, depois da reconstrução feita por um médico da Universidade de Manchester, no Reino Unido.
É verdade que todos o conhecem por ter pele clara, longos cabelos e olhos azuis, mas há uma pessoa que parece discordar dessa teoria, conta o Daily Mail.
Segundo o médico especialista na área forense, Richard Neave, Jesus Cristo tinha na verdade uma tez mais escura, cabelo curto e encaracolado, olhos escuros, cerca de um metro e meio e cinquenta quilos.
Estas são algumas das características que correspondem aos homens típicos daquele período e que serviram como base ao retrato feito pelo especialista.
Para o efeito, o médico, que pertence à Universidade de Manchester, usou técnicas avançadas da medicina forense, estudou vários crânios semitas daquela época e baseou-se em algumas passagens da Bíblia.
A partir destas informações, o especialista desenvolveu uma reconstrução facial em 3D que agora contraria a figura habitual que aparece no Santo Sudário, a relíquia onde se pensa que Jesus Cristo foi envolvido aquando da sua morte.
A equipa de investigação acredita ainda que Jesus era muito mais musculado e bronzeado do que normalmente aparece nas imagens, visto que teria trabalhado, a maior parte do tempo ao ar livre, como carpinteiro até aos 30 anos de idade.
Esta não é a primeira vez que o doutor Neave tenta reproduzir o rosto de personagens conhecidas. Um outro caso é, por exemplo, o rei Filipe II da Macedónia, o pai de Alexandre, o Grande.
ZAP
foram vistos ontem a tomar banho na ilha do pessegueiro