Um grupo de ingleses foi filmado a humilhar quatro crianças de etnia cigana que andavam a pedir esmola nas ruas de Lille.
Numa altura em que o Europeu de Futebol, a decorrer em França, devia ser sinónimo de uma grande festa, nos últimos dias tem sido notícia pelos piores motivos.
Depois dos vários episódios de violência registados antes e depois dos jogos, normalmente entre adeptos russos e ingleses, desta vez surgiu um vídeo na Internet que está a causar indignação um pouco por todo o continente europeu.
Os adeptos britânicos voltam a ser protagonistas de um novo episódio, graças a um grupo de apoiantes que foi filmado a humilhar quatro crianças de etnia cigana que andavam a pedir esmola nas ruas de Lille.
Pelo que se pode ver nas imagens, registadas por um jornalista russo, os adeptos atiram moedas ao ar, fazendo as crianças correr atrás do dinheiro, enquanto se houve gargalhadas entre os ingleses.
Este é mais um episódio que “mancha” a reputação britânica, a juntar-se à onda de violência registada esta quarta-feira, na mesma cidade francesa, onde a polícia teve de usar gás lacrimogéneo
para controlar a situação.Também no passado sábado, mas em Marselha, os adeptos ingleses envolveram-se em confrontos com os russos, tanto no exterior como no interior do estádio.
Estes incidentes levaram a UEFA a ameaçar expulsar as seleções dos dois países, caso estes casos de violência se voltassem a repetir. No caso da Rússia, a seleção foi mesmo desqualificada com pena suspensa.
O ultimato da organização que tutela o futebol europeu não parece estar a provocar grande efeito. Ainda ontem, na Alemanha, sete adeptos russos que estavam de regresso a Moscovo espancaram um grupo de turistas espanhóis.
O episódio aconteceu na cidade de Colónia e dois dos espanhóis agredidos ficaram feridos com gravidade, escreve o jornal alemão Bild.
ZAP / Move
Humilhar?!... Andam toda a gente muito sensível...
Aposto que se ocorresse o inverso -- ciganos a humilharem brancos --, a imprensa politicamente correta nem noticiava o caso.