Numa mensagem de vídeo, o presidente da câmara da província canadiana de Manitoba, Brian Pallister, disse aos cidadãos, que quem “não acredita que a covid-19 é real é um idiota”.
Pallister fez o comentário durante uma conferência de imprensa na qual atualizava os cidadãos sobre as restrições da celebração do Natal devido à pandemia do novo coronavírus, noticiou no domingo o Independent.
“Farei o que acredito ser certo e agora precisamos salvar vidas. Se não achas que a covid é real, és um idiota”, afirmou, acrescentando: “Precisas entender que estamos todos juntos nisso, não podes deixar de entender isso. Mantém a distância”.
“Sou a pessoa que tem que te dizer para te manteres afastado no Natal e nas festas de fim de ano (…), em que normalmente festejas com amigos e familiares, onde compartilhas recordações e constróis memórias. Eu sou essa pessoa”, disse, frisando: “Sou a pessoa que te rouba o Natal, para te manter seguro”.
“É preciso fazer isto agora, porque no próximo ano teremos muito o que comemorar” indicou, frisando: “Fiquem seguros, protejam-se uns aos outros, amem-se uns aos outros. Mas não fiquem juntos neste Natal”
.
Manitoba mantém desde outubro medidas de distanciamento para controlar as taxas de covid-19, após os casos de infeção terem começado a subir. Atualmente, os residentes devem usar máscaras em público e há restrições relativamente a grupos.
O Canadá registou um total de 389.778 casos de covid-19 e 12.325 mortes. No Quebec, a segunda mais populosa das 10 províncias, o Governo decidiu na quinta-feira que diferentes famílias não poderiam se misturar para as festas de Natal.
As autoridades de Saúde canadianas podem aprovar a vacina contra o coronavírus da Pfizer na próxima semana, permitindo que a distribuição comece no início de 2021.
Na terça-feira, o primeiro-ministro Justin Trudeau disse aos membros do Partido Liberal, atualmente no poder, que a prioridade seria dada aos profissionais de saúde, aos funcionários de lares, aos idosos e aos membros de comunidades indígenas.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
O problema não é ser real ou não ser. O problema é que o Covid é sobretudo uma virose com aspirações comerciais a pandemia que esconde um grande lobby internacional chamado Covid-19.
Segundo o polígrafo de hoje o Covid é responsável por apenas 4% das mortes que houve em Portugal este ano. Portanto outras doenças matam muito mais e não falam delas por que razão? Por que razão só se fala de Covid ? Morreram mais 11 mil pessoas em Portugal este ano do que em anos anteriores e apenas 4 % se deve ao Covid. Portanto falta muita transparência em torno desta dita pandemia.