José Sena Goulão / Lusa

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19.

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo jornal Público, que dá conta que os novos apoios serão aprovados esta quinta-feira em reunião de Conselho de Ministros.

Em causa está um Complemento de Estabilização e um abono extra, visando ambos ajudar famílias e trabalhadores que perderam rendimentos.

Citando um membro do Governo, o Público detalha que o Complemento de Estabilização será pago em agosto e destina-se a todos os trabalhadores com um ordenado até 1270 euros mensais e que perderam um terço do seu rendimento por estarem em regime layoff.

O valor do Complemento será de um terço de um salário, o valor perdido durante um mês em layoff, até um teto limite de 351 euros.

Quanto ao abono extra, que deverá ser acionado em setembro (mês em que arranca o próximo ano letivo), o Estado prepara-se para pagar um subsídio extra as famílias cujos filhos recebem atualmente abonos de família do 1.º, 2.º e 3.º escalões.

As duas medidas são gémeas”, explicou ao Público fonte do Governo.

Ambas serão pagas pelo Estado de uma só vez, uma em agosto e outra em setembro, sendo estas também cumulativas, isto é, podem ser pagas em simultâneo às famílias que cumpram os requisitos de ambos os novos apoios sociais.

Portugal contabiliza pelo menos 1.436 mortos associados à covid-19 em 32.895 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]