Mário Cruz / Lusa

No âmbito da operação “Social Number”, da Polícia Judiciária, foram detidas 12 pessoas, seis delas funcionárias da Segurança Social, pelos crimes de corrupção passiva e ativa, abuso de poder, falsidade informática e falsificação de documentos.

Os detidos terão manipulado o sistema informático da Segurança Social para gerar números de identificação da Segurança Social fraudulentos a cidadãos estrangeiros, mediante pagamento na ordem das centenas de milhares de euros.

Dos doze detidos, seis são funcionários do Núcleo de Gestão do Cliente do Instituto da Segurança Social e outros tantos são cidadãos estrangeiros, oriundos do sudoeste asiático.

Durante a investigação foram realizadas 48 buscas na área da Grande Lisboa: 26 domiciliárias e 22 a empresas e instalações da Segurança Social. Durante as buscas, foram apreendidos 50 mil euros em dinheiro

, assim como documentos e material relacionado com a atividade.

A operação contou com a colaboração da Segurança Social e os detidos serão agora presentes a tribunal para conhecer as medidas de coação a que serão sujeitos.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]