Mário Cruz / Lusa
O deputado do Chega, André Ventura
A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem.
Em entrevista à rádio Observador, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, avançou que já foram apresentadas 58 queixas à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) na sequência dos comentários de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira no Facebook.
A secretária de Estado garantiu que “houve um volume muito grande de queixas” e que estas “estão a ter o devido tratamento”.
Questionada sobre uma eventual condenação formal, Rosa Monteiro explicou à rádio do jornal online que “abrindo-se o processo de contraordenação, são apurados os factos e é apresentada uma proposta de decisão à comissão permanente da CICDR”.
“A deliberação será tomada em consonância com a proposta de deliberação que é apresentada pelos juristas da comissão”, acrescentou.
No final de janeiro, o deputado do Chega sugeriu que a ex-deputada do Livre — agora deputada não inscrita — “devia ser devolvida ao seu país de origem“, depois de Joacine Moreira ter proposto que o património das ex-colónias em museus portugueses fosse devolvido.
“Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!”, escreveu Ventura no Facebook.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Há por aí muita gentinha com as prioridades todas trocadas!...
O Ventura é um palerma populista, mas acerta muitas vezes; neste caso acertou em cheiro!!
Também ainda estou para perceber onde está o racismo nas declarações do Ventura!...