Um adiantamento de 25 segundos bastou para que a West Japan Railways pedisse desculpa aos passageiros pelo “incómodo indesculpável”.

“O grande inconveniente que causamos aos nossos clientes foi totalmente indesculpável”, reconheceu a empresa West Japan Railways depois de um dos seus comboios partir 25 segundos mais cedo do que o habitual.

Em causa esteve a ligação que partiu da estação de Notogawa, na passada sexta-feira. O condutor do comboio pensou que a hora prevista da partida era às 7h11 em vez do horário atual das 7h12. Depois de ter fechado as portas da composição, o condutor apercebeu-se do erro.

Não tendo visto nenhum passageiro em espera na plataforma, o funcionário da empresa decidiu arrancar 25 segundos antes das 7h12, conta o Jornal de Notícias

.

Contudo, apesar de não os ter visto, havia passageiros em espera e outros que não conseguiram apanhar o meio de transporte. Indignados, queixaram-se à empresa que prontamente se desculpou.

Será uma questão de excesso de rigor? Certo é que esta não é a primeira vez que uma empresa pede desculpa por um comboio também partir segundos antes da hora estipulada.

Embora na tradição nipónica este tipo de atitude – quer de rigor, quer de reconhecimento face aos incómodos causados – seja natural, no Ocidente é encarado como um excesso de zelo.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]