Rodrigo Antunes

Mais de 15.000 pessoas assinaram uma petição online que tem como objetivo impedir que Joacine Katar Moreira, eleita pelo Livre nas eleições do passado domingo, tome posse como deputada da Assembleia da República.

A petição, registada na plataforma “Petição Pública“, contava, às 22h00 desta quinta-feira, já 15.248 assinaturas e exige que a nova parlamentar não tome posse.

Em causa está a celebração do Livre na noite eleitoral do domingo. Segundo a petição, Joacine revelou um “comportamento antipatriótico” ao ter celebrado os resultados das eleições com uma bandeira de Guiné-Bissau, o seu país de origem.

“Não se percebe por que a recente eleita senhora deputada Joacine Katar Moreira, de forma direta, deixou que nos festejos da sua eleição fosse exibida a bandeira da Guiné-Bissau. O Art. 12º [da Constituição da República Portuguesa] na primeira alínea refere que: ‘Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição’. Ora, o comportamento da suposta cidadã, Joacine Katar Moreira, fica novamente em causa por se verificar um comportamento antipatriótico com o ato descrito anteriormente”, pode ler-se no texto que acompanha a petição.

“A Pátria Portuguesa merece e exige respeito de todos os seus cidadãos ao qual os que vêm de fora e peçam Nacionalidade Portuguesa estão também obrigados”, lê-se ainda.

A recém-eleita já reagiu à petição através da sua conta no Twitter. “Gente que de repente sonha com a minha desistência do cargo de deputada a quatro dias depois das eleições, acreditando que infernizando a minha vida, não contribuindo em nada e minando tudo, ou então assinando petições, escutem: isto sempre foi uma guerra para pessoas como eu”.

“Daqui a nada a gaguez deixa de ser o elemento central e começará a tentativa de esvaziamento intelectual e depois será a procura de falhas e contradições e depois e depois e depois numa valsa sem fim”, escreveu ainda noutro tweet.

Nas legislativas do passado domingo, o Livre alcançou 1,09% dos votos, conseguindo assim eleger pela primeira vez um deputado para a Assembleia da República.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]